Inovação e criatividade para transformar a sua vida

Empreender socialmente é priorizar a transformação social em prol dos seres humanos, é gerar valor nas áreas da educação, saúde, lazer e meio ambiente, num desenvolvimento empresarial autossustentável financeiramente para sermos independentes do capital de investidores tradicionais e de canais de filantropia ou doações. Nosso principal papel é o de desenvolver diversos serviços e atividades como resposta às situações locais de exclusão social, desemprego e baixos rendimentos, e promover o processo de inclusão social e fomentação de uma cidadania ativa. O desenvolvimento desse trabalho oferece aos membros da sociedade oportunidades de educação e de saúde, apoio à procura de emprego e ao desenvolvimento de atividades por conta própria, aumento do empreendedorismo, da empregabilidade e acesso à formação, qualificação profissional, níveis de rendimento e poder de compra.

A exclusão social implica privação, falta de recursos ou ausência de cidadania, isto é, a não participação na sociedade aos diferentes níveis: cultural, econômico, político e social. A responsabilidade social pode ser apresentada como a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com os públicos com quem se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

A fórmula para o empreendedorismo consiste em “mostrar os dois lados”, ensinar os “valores sociais” (amor, respeito, solidariedade, honestidade, etc.), mostrar que as crianças e jovens têm capacidades, inclusive a capacidade de sonhar e projetar um futuro. Mostramos os dois lados e indicamos as consequências de escolher o caminho da ilicitude e, sobretudo, apontamos que essa não é a única opção. Buscamos apresentar diferentes alternativas de vida e de futuro, e deixamos que escolham por si mesmos, de preferência baseando-se nos valores sociais ensinados. Um projeto que vamos trabalhar é o PSPP: a Parceria Social Público Privada é uma parceria que institucionaliza e organiza esforços entre o Poder Público, a iniciativa privada e o Terceiro Setor com o objetivo de promover a realização de obras e atividades de interesse social, especialmente nas comunidades carentes e de baixo IDH. O objetivo é fortalecer o protagonismo social nessas comunidades e ter desenvolvimento socioeconômico sustentável dos territórios. Vamos somar esforços para a realização do bem-estar social!